Você conhece a Gastroenterologia?

O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.

Dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas, como a hepatologia, que é a especialidade responsável pelo fígado e vias biliares, a proctologia, que é responsável pela investigação de alterações no reto, como tumores, hemorroidas e fissuras, por exemplo, e a endoscopia digestiva, que é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.

As principais doenças tratadas pelo gastroenterologista são:

  • Doença do refluxo gastresofágico: que causa azia, dor e queimação na região do estômago;
  • Gastrite e úlcera gástrica: que causam queimação e dor no estômago, além de enjoo e má digestão;
  • Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose: que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;
  • Síndrome do intestino irritável: doença que causa desconforto abdominal e diarreia;
  • Pancreatite: que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;
  • Doença inflamatória intestinal: doença relacionada à imunidade, que causa diarreia e sangramentos no intestino;
  • Intolerância à lactose: tipo de intolerância alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados.

Muitas dessas doenças são crônicas ou não possuem cura. Dessa forma, o médico gastroenterologista se preocupa em oferecer mais do que medicamento e cura, se preocupa em ajudar o paciente a manter seu bem-estar físico e sua qualidade de vida.

Agende sua consulta com o especialista.