Tratamento com

Plasma de Argônio

Tratamento para reganho de peso após cirurgia bariátrica de Bypass.

Tratamento com
Plasma de Argônio

Para saber mais clique:

Agendar consulta


Tratamento para reganho de peso após cirurgia bariátrica de Bypass.

Afinal, o que é o
Plasma de Argônio?

Apresentamos um tratamento que não precisa ficar internado, é realizada por endoscopia digestiva alta ambulatorial. Destinado aos pacientes que experimentaram o reganho de peso após a realização de cirurgia bariátrica, como Fobi-Capella ou Bypass, ou que tiveram estabilização na perda de peso devido à dilatação espontânea da anastomose gastro-jejunal. 

Estima-se que anualmente mais de 100 mil pessoas se submetam à cirurgia bariátrica para perda de peso, porém mais de 30% desses pacientes voltarão a ganhar peso após algum tempo da operação. Uma das principais causas é a dilatação da anastomose gastrointestinal realizada durante a cirurgia, que é a emenda cirúrgica entre o estômago reduzido e o intestino delgado. Essa emenda deve ter um diâmetro adequado (igual ou menor que 10 mm). Porém, com o passar do tempo, é possível que ocorra a dilatação, permitindo a passagem fácil dos alimentos ingeridos e uma perda relativa da sensação de saciedade. O tratamento com plasma de argônio visa reduzir o diâmetro dessa anastomose, recuperando o efeito restritivo da cirurgia original e auxiliando o paciente a perder peso.

Principais Indicações para o Plasma de Argônio

 Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pelo método de bypass gástrico.

 Pacientes que tenham iniciado o reganho de peso após 2 anos da cirurgia e já tenham recuperado no mínimo 10% do peso perdido.

 Pacientes que tenham interrompido a perda de peso antes do tempo adequado.

Principais Indicações para o Plasma de Argônio

 Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pelo método de bypass gástrico.

 Pacientes que tenham iniciado o reganho de peso após 2 anos da cirurgia e já tenham recuperado no mínimo 10% do peso perdido.

 Pacientes que tenham interrompido a perda de peso antes do tempo adequado.

Quais as vantagens de realizar o tratamento com plasma de argônio? 

  • Tratamento seguro, com baixo índice de complicações graves.
  • Procedimento ambulatorial, permitindo alta no mesmo dia.
  • Não há necessidade de centro cirúrgico.
  • Estreitamento da anastomose com 2 a 3 sessões normalmente (essa quantidade pode variar muito de um paciente para outro).
  • O paciente apresenta poucos sintomas após cada aplicação do argônio.
  • Procedimento endoscópico minimamente invasivo, realizado sob sedação, sem necessidade de anestesia geral.
  • Rápida recuperação.
 

Quais as desvantagens de realizar o tratamento com plasma de argônio?

  • Tratamento estritamente particular; os convênios não contemplam o procedimento.
  • Normalmente são necessárias múltiplas sessões.
  • Não há garantias de resultados e pode haver recidiva ao longo do tempo.
  • Existe um baixo risco de ocorrer uma cicatrização intensa causada pela aplicação, resultando em um estreitamento (estenose) da anastomose além do esperado. Caso isso ocorra, será necessário realizar uma nova abordagem endoscópica com dilatação da anastomose.
 

Como funciona a sessão com plasma de argônio?

  • Realizar consulta médica para avaliação.
  • Realizar as avaliações com a nutricionista e a psicóloga que compõem a nossa equipe.
  • Trazer todos os exames recentes de endoscopia e laboratoriais.
  • Se necessário, realizar nova endoscopia antes da primeira sessão de Aplicação de Plasma de Argônio.
  • Jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento.
  • Por causa da sedação, o paciente deve estar acompanhado por um adulto maior de 18 anos e não poderá dirigir após o procedimento.
  • Durante a sessão, ocorrerá fulguração (queimadura térmica e iônica) da anastomose, podendo resultar em dor leve a moderada após o procedimento, que pode ser facilmente controlada com analgésicos.
  • Serão necessárias de 2 a 3 sessões de APC, com intervalo de 6 a 8 semanas entre elas, para obter resultados satisfatórios.
  • Após uma hora da aplicação, o paciente poderá receber alta.
  • O procedimento tem duração de 15 a 20 minutos.
 

Quais os resultados esperados para o tratamento com plasma de argônio?

  • Não há garantias de resultados, como em qualquer tratamento médico. 
  • No entanto, é comum observar perda de 20 a 30% do peso inicial ao tratamento com o plasma de argônio.
  • Também é possível alcançar a perda de 50 a 100% do peso recuperado.
  • A manutenção dos resultados depende da participação do paciente em um programa MULTIDISCIPLINAR, que inclui acompanhamento com nutricionistaapoio psicológico e/ou psiquiátricoatividades físicas supervisionadas, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA.

Quais os cuidados após realizar o plasma de argônio?

  • Todos os pacientes devem seguir uma dieta progressiva, que começa com alimentos líquidos e vai evoluindo para cremosos, pastosos e sólidos após o procedimento. Nossa nutricionista irá acompanhar essa progressão da dieta bem de perto.
  • O efeito colateral mais comum, especialmente após a primeira sessão, é a dor, semelhante à de uma gastrite. Esse sintoma costuma durar de 2 a 3 dias e é mais intenso nas primeiras horas após o procedimento. Geralmente, a dor é facilmente controlada com medicamentos adequados.
  • O paciente pode retomar suas atividades habituais no dia seguinte e realizar atividades físicas após 3 dias do procedimento.
  • Comprimidos polivitamínicos devem ser triturados antes de serem ingeridos.

Principais dúvidas dos nossos pacientes

QUANDO ESTÁ CONTRAINDICADO O TRATAMENTO COM PLASMA DE ARGÔNIO?
  • Não há contraindicações absolutas.
  • Não é recomendado para pacientes com anastomose estreita ou com diâmetro menor que 1 cm.
  • Presença de úlceras ativas na região da anastomose.
  • Distúrbios graves de coagulação.
  • Gestação.
QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA POSSO FAZER O PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DO PLASMA DE ARGÔNIO?
O tempo recomendado pode variar dependendo do seu caso. Somente após uma avaliação médica poderemos determinar o período certo a se realizar esse procedimento.
QUANTOS QUILOS VOU PERDER COM UMA SESSÃO DE ARGÔNIO?
A perda de peso pode variar muito. O plasma de argônio é um tratamento auxiliar no processo de emagrecimento. Os resultados variam de acordo com a resposta individual do paciente e o cumprimento das orientações de mudança do estilo de vida, incluindo alimentação adequada e prática de exercícios físicos.
QUANTOS QUILOS PRECISA ENGORDAR PARA QUE O ARGÔNIO SEJA INDICADO?
Não há uma quantidade específica de quilos que precisa ser reganho para indicar o uso do plasma de argônio. A indicação é baseada na avaliação médica individual.
COMO É O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO COM O ARGÔNIO?
Após a aplicação do plasma de argônio, o seu organismo é estimulado a promover uma cicatrização na área aplicada, levando a uma potencial redução do volume da anastomose (emenda do estômago remanescente com o intestino) e aumentando a sensação de saciedade.
A PESSOA SÓ PERDE PESO NO INTERVALO DAS SESSÕES E ENQUANTO DURAR A CICATRIZAÇÃO?
A perda de peso pode ocorrer tanto no intervalo entre as sessões quanto após o término do tratamento com argônio. O processo de emagrecimento é gradual e pode continuar por meses após o procedimento, desde que o paciente siga as orientações médicas e nutricionais.
QUEM FEZ SLEEVE GÁSTRICO OU DUODENO-SWITCH TAMBÉM PODE OPTAR POR ESSA TÉCNICA?
Via de regra, o Plasma de Argônio é indicado apenas para pacientes operados por cirurgia bariátrica pela técnica do BYPASS gástrico (FOBI-Capella, Wittgrove, Higa). Porém a indicação é muito individual, por isso é muito importante uma avaliação com médico especialista.
QUEM TEM O ANEL NA CIRURGIA DE BYPASS PODE REALIZAR ARGÔNIO?
A decisão de realizar o procedimento de aplicação do plasma de argônio em pacientes com anel na cirurgia de bypass gástrico depende da avaliação médica individual. O médico especialista irá considerar fatores como a posição e a função do anel, posicionamento do anal, além da necessidade e segurança do uso do plasma de argônio nesse contexto.
O REGANHO DE PESO É COMUM PARA TODOS OS PACIENTES SUBMETIDOS A BYPASS?
O reganho de peso após a cirurgia de bypass gástrico não é uma regra para todos os pacientes. O cumprimento das orientações médicas, como a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regulares, é fundamental para manter os resultados a longo prazo. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer o reganho de peso e, nesses casos, o plasma de argônio pode ser considerado como uma aliada no controle do peso.
FIZ A PRIMEIRA SESSÃO DE ARGÔNIO E NÃO EMAGRECI NADA. O PROCEDIMENTO DEU ERRADO?
A resposta ao tratamento com plasma de argônio pode variar de pessoa para pessoa. É importante entender que a perda de peso não ocorre imediatamente após a primeira sessão. O processo de emagrecimento é gradual e pode levar tempo para que os resultados sejam visíveis. É fundamental seguir as orientações médicas e manter um estilo de vida saudável para obter melhores resultados ao longo do tempo.
TENHO QUE FAZER TODO ANO O PLASMA DE ARGÔNIO?
Não necessariamente. Após finalizar as sessões, sugerimos controle em 6 meses com nova endoscopia para reavaliação. Nem sempre uma nova sessão é necessária.


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta

Quer saber mais sobre o tratamento com o plasma de argônio?

Confira as nossas publicações com explicações completas sobre o exame. Entenda mais como é feito, todas as suas indicações, os possíveis riscos, demais dúvidas e considerações dos nossos especialistas.

cirurgia-5
Cirurgia Geral
tireoide
Endocrinologia
gastro
Gastroenterologia
icons8-seios-64 (1)
Mastologia
nutricao
Nutrição
nutrica98o
Nutrologia
icons8-gravidez-64 (1)
Obstetrícia
psicologia
Psicologia