Exame de
Endoscopia Digestiva Alta

Para agendamentos ligue: (11) 3684-1048.

Exame de
Endoscopia Digestiva Alta

Para agendamentos ligue:

(11) 3684-1048.

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar várias doenças. O processo é simples e dura poucos minutos.

A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar várias doenças. O processo é simples e dura poucos minutos.

O que é a Endoscopia Digestiva Alta?

A endoscopia digestiva alta é um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando necessário, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. 

O exame é realizado com sedação e permite a visualização de todo o trajeto examinado, com transmissão das imagens para um monitor.

Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas durante o exame.

Na presença de lesões elevadas (como os pólipos), o médico poderá realizar, dependendo do caso, a retirada da lesão (polipectomia) durante o próprio exame.

Quando e quem deve fazer endoscopia?

Pacientes com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso ;

Pacientes com suspeita de tumores, em especial os de esôfago e de estômago;

Pacientes que já realizaram algum tipo de cirurgia no estômago.

Quando e quem deve fazer endoscopia?

 

Pacientes com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso ;

Pacientes com suspeita de tumores, em especial os de esôfago e de estômago;

Pacientes que já realizaram algum tipo de cirurgia no estômago.

O que eu preciso saber antes de fazer o exame de endoscopia alta?

A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. É importante seguir todas as orientações do seu médico.

Normalmente a recuperação após o exame requer um período de repouso inferior a uma hora, podendo posteriormente receber a alta. É importante que esteja acompanhado por um adulto responsável que lhe possa prestar algum auxílio, uma vez que a medicação poderá afetar a sua capacidade de raciocínio, decisão e reflexos durante o resto do dia.

Não poderá dirigir motos ou carros, nem voltar na carona de motos. Além disso, deve evitar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. No dia seguinte ao exame, você poderá retornar às suas atividades rotineiras.

Quando são realizadas biópsias, pode ser notado um leve desconforto, que habitualmente é passageiro. Em caso de haver qualquer outro sintoma, deve-se entrar em contato conosco.

Principais dúvidas dos nossos pacientes

QUE PREPARAÇÃO É NECESSÁRIA PARA O EXAME DE ENDOSCOPIA?

Alguns cuidados deverão ser tomados para a realização da endoscopia, dentre eles:

  • Jejum absoluto (inclusive água) 8 horas antes do exame.
  • Comparecer 15 minutos antes do horário agendado, acompanhado de pessoa maior de 18 anos.
  • O acompanhante deve permanecer na clínica durante todo o tempo.
  • Recomendamos não adentrar à Sala De Exames portando bens pessoais, devendo estes ficar sob a responsabilidade do seu acompanhante.
  • Traga sua medicação habitual para tomar, se necessário, após o exame.
  • Retire próteses dentárias antes da realização do exame e entregue à enfermeira da sala de exames.
  • Não use calçados de salto alto e esmaltes escuros no dia do exame.

Se ainda tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco!

EM QUE SITUAÇÕES NÃO DEVE SER REALIZADA A ENDOSCOPIA?

Não há contraindicações absolutas (algo que impede a realização da endoscopia de forma absoluta), porém, cuidados especiais e uma avaliação prévia com o especialista devem ser tomados em casos de pacientes:

  • Cardiopatas graves (com história de infarto agudo do miocárdio, uso de marcapasso ou antecedente de cateterismo).
  • Com Doenças Pulmonares Graves (DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica, Asma e Bronquite).
  • Alterações neurológicas (AVE – acidente vascular encefálico/cerebral, doenças psiquiátricas ou déficits motores importantes).
  • Mulheres grávidas.
  • Em uso de anticoagulante oral (como Clopidogrel/Plavix®, Varfarina/Marevan®, Dabigatran/ Pradaxa®, Rivaroxabano/Xarelto®, Apixabano/Eliquis®, Dabigatrano/Pradaxa®, Edoxaban/Lixiana®, Femprocumona/Marcoumar®).
COMO É FEITO EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA?

Para realizar a endoscopia digestiva alta o paciente é posicionado em decúbito lateral esquerdo (deitado do lado esquerdo, como se fosse no sofá) e após a monitorização adequada, é feita a aplicação de uma sedação intravenosa.  Um bocal (protetor) é colocado entre os dentes para proteger a boca aberta durante o exame, e é através dele que o médico introduz o aparelho.

O procedimento é registrado por fotos em um sistema específico, permitindo uma análise posterior e a formulação do laudo médico.

Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas para estudo anátomo-patológico e ou para pesquisa da bactéria Helicobacter Pylori.

O exame não causa dor, porém após o exame o paciente pode sentir uma leve dor à deglutição, principalmente pacientes que tem muitas náuseas e vômitos, dificultando a passagem do aparelho pela garganta, mesmo que recebam dose maior de sedação.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA BAIXA (OU COLONOSCOPIA)?
A Endoscopia Digestiva Alta é um exame realizado através de uma câmera da extremidade do gastroscópio (um tubo guiado pelo endoscopista), que é inserido pela boca e avalia o esôfago, o estômago e parte do intestino delgado (primeira e segunda porção duodenais). Já a Endoscopia Digestiva Baixa (Colonoscopia) é um exame que utiliza um tubo e uma câmera, semelhantes à da endoscopia digestiva alta, porém é destinado a examinar o reto e o intestino grosso.
QUAIS OS PRINCIPAIS RISCOS DA ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA?

A endoscopia digestiva alta é um exame seguro (não é um exame perigoso).  Porém, como qualquer procedimento médico, não é 100% isenta de riscos.

A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) e rinite secundária a administração de oxigênio por cânula nasal.

Complicações raras (menos de 0,2%) estão relacionadas às medicações utilizadas para a sedação, podendo comprometer as funções cardiorespiratória, incluindo depressão respiratória com diminuição na oxigenação sanguínea, alterações no ritmo cardíaco (bradicardia e taquicardia) e alterações na pressão arterial (hipotensão e hipertensão). Por isso durante todo o período da sedação os pacientes são monitorizados, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações.

Outras complicações como perfuração e sangramento são excepcionais, podendo ocorrer, no entanto, em exames terapêuticos como retirada de corpo estranho (espinha de peixe e osso), dilatação de estenoses (estreitamentos), ligadura elástica ou esclerose de varizes e retirada de pólipos grandes.

Nossa equipe está habilitada a realizar todas as medidas cabíveis para a prevenção e tratamento desses eventos adversos. E em caso de dúvidas, estamos prontos para esclarece-lo melhor.

QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER O EXAME DE ENDOSCOPIA?
Quando somente para fins diagnósticos, é um exame rápido, dura em média de 10 a 15 minutos. Se houver algum procedimento terapêutico, esse tempo pode ser maior.
PORQUE PRECISO DE ACOMPANHANTE PARA REALIZAR ENDOSCOPIA?

Durante a realização da endoscopia, o paciente recebe medicações endovenosas que são sedativas e por causa disso, indicamos de forma veemente não dirigir após o procedimento, nem sair de garupa em motocicleta, pelo risco de acidente.

O paciente que foi sedado, além de não poder dirigir, recomendamos também não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas 12horas após o exame, até que os efeitos colaterais (sonolência, mal estar, fraqueza, tonturas, náuseas, vômitos) dos sedativos sejam eliminados.


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta

Quer saber mais sobre o exame de endoscopia?

Confira as nossas publicações com explicações completas sobre o exame. Entenda mais como é feito, todas as suas indicações, os possíveis riscos, demais dúvidas e considerações dos nossos especialistas.

cirurgia-5
Cirurgia Geral
tireoide
Endocrinologia
gastro
Gastroenterologia
icons8-seios-64 (1)
Mastologia
nutricao
Nutrição
nutrica98o
Nutrologia
icons8-gravidez-64 (1)
Obstetrícia
psicologia
Psicologia