Tratamento com
Cápsula Endoscópica

Para agendamentos ligue: (11) 3684-1048.

Tratamento com
Cápsula Endoscópica

Para agendamentos ligue:
(11) 3684-1048.


A Wescope utiliza as melhores tecnologias para a realização dos seus exames.

A Wescope utiliza as melhores tecnologias para a realização dos seus exames.

Afinal, o que é a
Cápsula Endoscópica?

A Cápsula Endoscópica (enteroscopia por cápsula ou videocápsula) é uma microcâmera filmadora totalmente deglutível e descartável.

Depois de ingerida, a cápsula percorre todo trato gastrointestinal da boca ao ânus, tirando milhares de fotos, formando um “filme” por um sistema de captação, que é um colete vestido pelo paciente antes de ingerir a cápsula.

As imagens captadas pelo colete receptor após o termino do exame são passadas para um computador que as transforma num arquivo a ser visto e interpretado pelo seu médico endoscopista num programa específico para isso.

O tamanho da cápsula é de cerca de 11mm, com diâmetro de 8 mm; o tamanho de uma drágea de vitamina,  portanto, possível de ser engolida.

Por que a cápsula endoscópica é indicada no seu diagnóstico?

exame-medico-94

Resultados mais acertivos

A cápsula endoscópica é muito utilizada em casos em que não há a detecção de alterações pelos exames endoscópicos convencionais, casos de sangramentos por exemplo.
endoscopia-capsula-563

Método não invasivo

O exame com a cápsula endoscópica é uma opção segura, não invasiva, de fácil execução e confortável para o paciente.

Quais são as indicações do exame com Cápsula Endoscópica?

A principal indicação é o sangramento intestinal oculto, cuja causa não foi detectada pelos exames endoscópicos convencionais (endoscopia e colonoscopia).

Outras indicações são: a anemia de origem desconhecida, tumores do intestino delgado, dores abdominais de origem desconhecida, doença inflamatória intestinal (como Doença de Chron), pólipos intestinais (incluindo as síndromes polipoides hereditárias) e finalmente para um “check-up” digestivo em pessoas com risco alto para doenças intestinais.

Quais são as indicações do exame com Cápsula Endoscópica?

 

A principal indicação é o sangramento intestinal oculto, cuja causa não foi detectada pelos exames endoscópicos convencionais (endoscopia e colonoscopia).

Outras indicações são: a anemia de origem desconhecida, tumores do intestino delgado, dores abdominais de origem desconhecida, doença inflamatória intestinal (como Doença de Chron), pólipos intestinais (incluindo as síndromes polipoides hereditárias) e finalmente para um “check-up” digestivo em pessoas com risco alto para doenças intestinais.

Como o exame com a cápsula endoscópica é realizado?

A cápsula endoscópica é uma cápsula do tamanho de um comprimido de vitamina grande.

Ela possui uma ou duas câmeras em suas extremidades, que tira inúmeras de fotos por segundo, e permite analisar o esôfago, estômago, duodeno, todo intestino delgado, e todo intestino grosso ou cólon, a depender do preparo do intestino e do tipo de câmera utilizada.

Durante este exame, após ingerir a cápsula, você poderá se mover livremente e fazer seus afazeres habituais.

Enquanto a cápsula caminha pelo seu intestino, ela transmite as imagens coletadas para o colete captador. Você poderá comer normalmente, cerca de 4 horas após a ingestão da cápsula, a menos que seu médico recomende o contrário.

O exame termina cerca de 10 horas após ingerir a cápsula. Depois as imagens coletadas são vistas e analisadas pelo computador do médico especialista.

O paciente normalmente evacua a cápsula após aproximadamente doze horas, sem causar nenhum tipo de dor ou desconforto.

A cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga. Se a pessoa não notar que a cápsula foi expelida, é possível que o médico faça uma radiografia ou um exame de tomografia computadorizada para ver se ela ainda se encontra no trato digestivo.

Em casos raros, a cápsula pode ficar presa no trato digestivo, e possivelmente o médico precisará realizar uma endoscopia ou cirurgia para removê-la.

Como é feito o preparo para realizar o exame de cápsula endoscópica?

Antes do exame você receberá todas as instruções necessárias.

Há necessidade de se manter um jejum de algumas horas antes de ingerir a cápsula para que se criem melhores condições de visualização.

Dessa forma, recomenda-se uma dieta líquida após o almoço do dia que antecede o exame, e não se deve comer nem beber nada pelo menos 12 horas antes de engolir a cápsula.

Informe sempre seu médico se toma alguma medicação, para que ele faça as recomendações necessárias.

Informe também se usa marcapasso, ou se já realizou alguma intervenção cirúrgica, se tem problemas para engolir, ou se já teve algum quadro de obstrução intestinal.

Quais são as possíveis complicações do exame com cápsula endoscópica?

Embora possa haver inconvenientes ou complicações, estas são muito raras quando o exame é realizado por profissional treinado e competente.

Um possível risco seria a retenção da cápsula, ou seja, a cápsula não ser eliminada.

É importante que se reconheçam os sinais precoces desta eventual complicação, como febre, engasgos, dor torácica ou no peito ou dor abdominal de intensidade progressiva.

Caso sinta algum desses sintomas, é muito importante nos avisar o mais rápido possível, para darmos as devidas orientações e conduta.

Principais dúvidas dos nossos pacientes

QUAIS AS CONTRA-INDICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME DE CÁPSULA ENDOSCÓPICA?
  • Doenças neurológicas que geram distúrbio da deglutição, impedindo a deglutição da cápsula* ou que possam danificar o equipamento de leitura
  • Doentes inoperáveis ou que recusem tratamento cirúrgico. Pois em casos extremos e raros, a cápsula pode impactar em alguma lesão dentro do intestino e precisar ser retirada por cirurgia.
  • Estenoses ou oclusões do Intestino Delgado. Existem várias doenças que podem causar essa estenose, as mais frequentes são: cirurgias abdominais prévias e Doença de Chron.**
  • Estenoses esofágicas ou Divertículo de Zenker que podem impedir a progressão da cápsula*
  • Gastroparésia severa*
  • Perturbações da deglutição*
  • Gravidez
  • Não assinar o termo de consentimento informado
  • Oclusão intestinal
  • Uso de marca-passos ou desfibriladores cardíacos. Cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo especialista.

*Nesses casos, após uma avaliação do médico especialista, poderá ser indicado a colocação da cápsula por endoscopia digestiva alta.

**Nesses casos, após uma avaliação do médico especialista, poderá ser realizada um “exame teste” com uma cápsula absorvível, chamada de Cápsula de Patência. Trata-se de um dispositivo que poderá indicar a presença de estreitamentos nos quais a cápsula não passará.

COMO A CÁPSULA ENDOSCÓPICA SAI DO CORPO?
Após a deglutição da cápsula, ela vai percorrer todo o trajeto do trato gastrointestinal (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e será eliminada junto com as fezes, de forma indolor.
QUANTO TEMPO DURA O EXAME DE CÁPSULA ENDOSCÓPICA?
O exame dura cerca de 8 horas. Após esse período, o paciente remove o cinturão do abdômen e o devolve para o médico. A cápsula é descartável e é eliminada naturalmente pelo movimento do intestino.
PARA QUE SERVE O EXAME DE CÁPSULA ENDOSCÓPICA?

A cápsula endoscópica ou enteroscopia por capsula é recomendada em algumas situações:

  • Avaliar e identificar causas de hemorragia gastrointestinal quando a endoscopia digestiva alta ou a colonoscopia foram inconclusivas;
  • Visualizar áreas inflamadas do intestino delgado para diagnóstico e/ou classificação de certas doenças como a Doença de Crohn e a Doença Celíaca;
  • Diagnosticar doenças do intestino delgado como pólipos ou tumores.
É PRECISO FAZER A RETIRADA DA CÁPSULA?
Normalmente a cápsula sai de forma orgânica e indolor do organismo, junto com as fezes. Em casos muito específicos e incomuns, a cápsula pode impactar em alguma estenose (obstrução) do trato gastrointestinal. Neste caso, após a avaliação do especialista, é possível que a cápsula precise ser retirada por endoscopia ou cirurgia.
QUANTO TEMPO A CÁPSULA FICA DENTRO DO CORPO?

O procedimento de endoscopia por cápsula demora entre 8 horas a 3 dias* para sair do organismo.

*Esse tempo pode variar de acordo com cada paciente.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DURANTE E APÓS O EXAME DE CÁPSULA ENDOSCÓPICA?

Existem alguns cuidados que o paciente deve ficar atento:

  • Não remover o cinturão antes do término do exame.
  • Evitar proximidade de campos magnéticos fortes. Enquanto a cápsula não for eliminada, o paciente não poderá ser submetido a exame de ressonância magnética.
COMO É FEITO O PREPARO PARA ESTE EXAME?

Para a realização do exame com cápsula endoscópica são necessários alguns cuidados:

  • Jejum total de 12 horas (alimentos e líquidos).
  • Após deglutir a cápsula endoscópica e colocar o cinturão com os receptores, o paciente pode retornar às atividades normalmente.
  • O paciente deve evitar a prática de exercícios físicos ou atividades que possam interferir no funcionamento do receptor.
  • Duas horas após engolir a cápsula, o paciente pode ingerir líquidos claros e sem corantes.
  • Após quatro horas, é permitido fazer um lanche leve.
QUALQUER PESSOA PODE USAR A CÁPSULA ENDOSCÓPICA?
Apesar de ser um exame minimamente invasivo, não são todos os pacientes que podem ser submetidos ao exame de cápsula endoscópica. Dentre as contra-indicações, estão as pacientes grávidas e pacientes com oclusão intestinal já diagnosticada. Pergunte ao especialista se você tem indicação para realização deste exame!
QUAIS OS PRINCIPAIS RISCOS DA ENTEROSCOPIA POR CÁPSULA ENDOSCOPICA?
A cápsula endoscópica é um procedimento seguro com poucos riscos associados. A principal complicação cápsula endoscópica é a retenção no trato digestivo, que pode levar a um quadro de oclusão intestinal, necessitando de remoção por endoscopia ou cirurgia.


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta


Tratamentos e acompanhamentos para alcançar uma vida mais saudável.

Nossa equipe está preparada para te atender. Agende a sua avaliação e venha nos conhecer.

(11) 3684-1048


Agendar consulta

Quer saber mais sobre o exame com a Cápsula Endoscópica?

Confira as nossas publicações com explicações completas sobre o exame. Entenda mais como é feito, todas as suas indicações, os possíveis riscos, demais dúvidas e considerações dos nossos especialistas.

cirurgia-5
Cirurgia Geral
tireoide
Endocrinologia
gastro
Gastroenterologia
icons8-seios-64 (1)
Mastologia
nutricao
Nutrição
nutrica98o
Nutrologia
icons8-gravidez-64 (1)
Obstetrícia
psicologia
Psicologia